23/05/2012

Audiência Pública sobre Cultura em Viçosa

A inclusão de Viçosa no Sistema Nacional de Cultura já tem data marcada. Acontecerá no dia 30 de maio. Esse foi um dos anúncios que foi feito ao plenário lotado, na Audiência Pública sobre cultura que aconteceu na noite dessa quarta-feira, 16. 
A audiência foi solicitada por meio do requerimento n 016/2012, pela Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esporte, objetivando que se discutisse a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a implementação do calendário cultural. O requerimento foi assinado pelo Presidente da Comissão, Vereador Marcos Arlindo Pereira (PV), e os vereadores membros, Cristina Fontes (PMDB) e Marcos Nunes (PT).
O Presidente da Comissão Permanente presidiu a reunião, e a mesa foi composta pelo Vereador João Batista; pelo Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio, Antônio Luis Miranda; pelo ativista cultura, Geraldo Luis Andrade; pelo gestor de projetos culturais, Marcelo Soares; pela representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Paola Castro; o representante da Câmara Logística de Viçosa, Ricardo Batista; e a Presidente da Casa de Referencia e Pesquisa à Cultura Afro Brasileira, Andréa Ribeiro de Oliveira.
Andréa, falou sobre o trabalho da Casa de Referência e os projetos e pretensões . “Sentimos falta de uma política mais clara, com verbas, que atenda nossos anseios”, afirmou.
Foram feitos vários encaminhamentos. Integrantes dos mais diversos grupos culturais do município pediram mais espaço, deram sugestões e incentivaram que os planos e projetos da audiência fossem levados a diante.
Melhorias na estrutura física da Secretaria de Cultura e Patrimônio, conferências de políticas culturais, criação de um Conselho Municipal da Juventude, estímulo as atividades artísticas, espaço físico para os tropeiros e resgate da história cultural, complementar a agenda cultural do município, elaborar uma plataforma para dar continuidade ao diálogo, espaço para o grupo Doutores do Amor, criação d em Plano Municipal de Cultura, criação de um Fundo Municipal para Cultura, formação de um grupo de possa monitorar todas as atividades na adesão ao SNC, desburocratização da legislação, notar dentro do projeto da lei a diversidade que existe, pensar na cultura como profissão, mais verbas para as escolas de samba. Essas foram algumas as reivindicações feitas pela população e anotadas como encaminhamentos. Além de mais verbas para a Casa de Referência, espaço municipal para eventos, estímulo a capoeira e outras representações artísticas, eventos em ar livre, encontro de bandas de música em Viçosa, produção de um inventário cultural para o calendário cultural.

Trechos extraídos da matéria no site viçosanews.com. Você pode ler a matéria na integra clicando no link:
http://vicosanews.wordpress.com/2012/05/17/cultura-audiencia-publica-discute-a-acoes/

DIVERSOS SEGUIMENTOS DA CULTURA ESTIVERAM
PRESENTES NA AUDIÊNCIA.
A PRESIDENTE DA CASA DE REFERÊNCIA COMPÔS A
MESA  NA AUDIÊNCIA.
                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário