04/11/2010

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

          Desde 1980 é de costume acontecer, homenagens ao nosso grande herói negro, Zumbi dos Palmares. E neste ano lembramos os 315 anos de sua morte.
Por meio de diversos trabalhos voltados para promover a igualdade racial e a conscientização da participação efetiva do negro dentro da sociedade, nós da Casa de Referência a Cultura Afro Brasileira em parceria com a Associação de Capoeira Guerreiros de Zumbi e demais grupos culturais, observamos que o afro-descendente de Viçosa e Micro Região ainda não têm compreendido por completo, a sua importância dentro do contexto social, político e econômico do país por diversos fatores, entre eles os chamados, “classe dominante”, que não querem ver o negro liberto de fato ou de direito. Por isso a necessidade de trabalhos e projetos sociais promovendo a igualdade racial em todos os aspectos, só assim que todos, um dia conseguirão tirar as correntes da mente e da alma.
            Em 1995, os Guerreiros de Zumbi realizaram a primeira Marcha com o tema: “Acorda Zumbi”, tendo a participação de aproximadamente 150 pessoas, dentre capoeristas, banda de congo e simpatizantes do Movimento Cultural, no percurso das Quatro Pilastras até a Praça Central.
            Em 2005, além da Marcha, foram realizados vários eventos em homenagem a Zumbi, inclusive a participação da Marcha Zumbi + 10, em Brasíli
a, pela segunda vez.
            Em 2007 a participação do 3o Congresso Nacional da Unegro, no Rio de Janeiro, com o tema: “ Negro, um passo além da proposta”.
            Em 2009 a Casa de Referência a Cultura Afro Brasileira e a Associação Guerreiros de Zumbi, promoveram a Marcha com o tema: “ Zumbi um grito de liberdade”, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, a ASAV, e integrantes de grupos culturais de Viçosa.
Este ano a Marcha terá como tema: Desperte o Zumbi que há em você.  A idéia é intensificar os trabalhos em prol da conscientização do Afro-descendente, não somente no mês de novembro, mas sim, durante todo o decorrer de cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário